nosso património musical popular anos 50



1.956
Eventos :
31 de Janeiro - Início do mandato presidencialista de Juscelino Kubitschek , também conhecido como JK , foi um médico, oficial da Polícia Militar Mineira e político brasileiro, que ocupou a Presidência da República entre 1956 e 1961.
22 de fevereiro - Elvis Presley entra nos Estados Unidos paradas de música pela primeira vez, com " Heartbreak Hotel ".
23 de fevereiro - Norma Jean Mortenson legalmente muda seu nome para Marilyn Monroe .
24 de fevereiro - Doris Day grava seu mais famosa canção: Que Sera, Sera (Whatever Will Be, Will Be) . É a partir de Alfred Hitchcock 's The Man Who Knew Too Much , em que Day co-estrelas com James Stewart .
26 de fevereiro - Nikita Kruschev realiza o famoso Discurso secreto no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética. Nikita Kruschev foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) entre 1953 e 1964 e líder político do mundo comunista até ser afastado do poder por sua perspectiva reformista e substituído na direção da URSS pelo político Leonid Brejnev.
02 de Março - Marrocos declara independência da França.
20 de Março - Tunísia ganha independência da França.
06 de Abril - Cauby Peixoto grava pela primeira vez o seu maior sucesso "Conceição". Que resultaria no re-lançamento do disco inteirinho em 1959 só pelo sucesso (cujo o mesmo) da penúltima faixa do LP: Você, A musica & Cauby.
05 de Setembro - Início da indústria automobilística no Brasil, com a fabricação do primeiro automóvel nacional, denominado Romi-Isetta.
05 de dezembro - África do Sul - início do Julgamento por Traição (até 1961).

O Top Canções dos Anos Dourados do nosso património musical popular.
Top Músicas na segunda metade da decada de 50.
- além de mais de nossa herança musical -


1957
03 de março: Realização do Festival Eurovisão da Canção 1957 em Frankfurt am Main. 07 de julho: Pelé estreia na Seleção Brasileira de Futebol, aos 16 anos, e marca um dos gols da partida da Copa Rocca contra a Argentina, no Maracanã.
01 de outubro: Presidente Juscelino Kubitschek sanciona a lei que fixa a data da mudança da nova capital federal para Brasília.
O prêmio nobel da paz 1.957 foi atribuido a Lester Bowles Pearson. Por suas inovações enquanto primeiro-ministro, e por seu trabalho nas Nações Unidas e na diplomacia internacional, é considerado um dos mais influentes canadenses do século XX.
Sputnik 1 foi a primeira missão do Programa Sputnik, que enviou o primeiro satélite artificial da Terra. A missão foi lançada pela URSS em 4 de outubro de 1957 do Cosmódromo de Baikonur.
A Anedota da Semana foi um programa de humor emitido pela RTP - Rádio e Televisão de Portugal, canal público de televisão portuguesa, no ano de 1957, tendo o patrocínio da Casa Campião (que foi o primeiro anunciante da RTP) e contando com a presença de Vasco Santana, Maria Helena e Henrique Santana. Este foi um dos primeiros programas de humor português


Everly Brothers - Bye Bye Love

1.958
O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502–1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 pela bula Inter gravissimas em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César .
Como convenção e por praticidade, o calendário gregoriano é adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. Essa unificação decorre do fato de a europa ter, historicamente, exportado seus padrões para o resto do globo .
No Calendário armênio, as datas são marcadas pelas letras ԹՎ ou parecidas, costumeiramente com uma linha sobre as letras, indicando "t'vin" ("no ano") seguido por uma ou até quatro letras, cada uma significa um número baseado na ordem do alfabeto. Na Idade Média, os arménios usavam um calendário que começava no ano de 552 a.C, como o começo da era armênia.
Calendário judaico ou hebraico (do hebraico הלוח העברי) é o nome do calendário utilizado dentro do judaísmo. O povo de Israel utiliza o calendário lunissolar a mais de 3 milênios para determinação das datas de aniversário, falecimento, casamento, festividades, serviços religiosos e outros eventos da comunidade.
O calendário islâmico ou calendário hegírico é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias ao longo de um ano com 354 ou 355 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar.
O calendário chinês (Chinês Xia Li (夏曆), Tradicional: 農曆, Chinês Simplificado : 农历, pinyin: nónglì) é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história. É um calendário que se utiliza tanto do Sol quanto da Lua. A partir dele surgiu o horóscopo chinês. Na Ásia diversos países adotam calendários parecidos com o chinês.
O calendário chinês é lunissolar. Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), são acrescentados a cada oito anos nove dias ao calendário, ou, aproximadamente três lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar. Por isso, considera-se que o calendário chinês é lunissolar.
Desde 18 de fevereiro de 2015, estamos no ano 4713 do calendário chinês, o ano da Cabra.
- Ciclo -
. (rato), Atributos Criativo, solucionador de problemas, imaginativo, trabalhador hiperativo e respeitado por sua capacidade em resolver situações difíceis. Intuitivo, com a capacidade de adquirir e preservar coisas e valores. A personalidade exterior é certamente atraente, mas sob A superfície freqüentemente reside um caráter astucioso e oportunista. Em questões financeiras são erráticos, vivendo com pouco, gastando menos e pesquisando preços quando o dinheiro é escasso, mas gastando prodigamente em vez de poupar, em épocas de abundância.
Nascido no Zodíàco Rato : Sensível e de gênio forte, aborrece-se facílmente. Gosta de guardar dinheiro para uma causa eventual.
(boi), Atributos Gentis, amantes da paz, possuem grande força física que os torna perigosos quando zangados. Conservadores, independentes, confiando e aceitando os outros por aquilo que são. Eles podem ser pouco românticos, mas não há falta de afeto para uns poucos amigos escolhidos. Nos negócios, eles freqüentemente trazem prosperidade - não através de imaginação empreendedora e risco, mas como resultado de pensamento lógico, praticidade resoluta e constância honesta.
Nascido no Zodíàco Boi : Persistente, uma vêz que decide algo, esforça-se até concretiza-la. O problema é que se irrita por pouco.
(tigre), Atributos Fortes, nobres, agressivos, independentes e corajosos. Também tendem a ser egoístas e de pavio curto. Negócios agressivos lhes trarão melhores resultados. É de se esperar que tigres sejam bem sucedidos em vendas, administração de pessoal e carreiras uniformizadas.
Nascido no Zodíàco Tigre : Ousado e muito seguro de si, tem muito espirito de competitividade.
(coelho), Atributos Simples, afetuosos, atraentes para o sexo oposto, talentosos e ambiciosos. Realistas quanto às suas características, deixam o papel de líder para o mais forte. Tradicionalmente associado à boa visão e um excelente juiz de caráter, com um instinto para reconhecer a sinceridade nos outros e uma habilidade quase paranormal em detectar falsidade. Nos relacionamentos pessoais, mesmo as fraudes mais inocentes serão identificadas quase que no momento em que forem perpetradas.
Nascido no Zodíàco Coelho : Flexivel, inspira confiança. Mas fala demais e tem pouco poder de concentração.
(dragão), Atributos São considerados no zodíaco oriental, superiores a todos os signos animais restantes. Exóticos, intencionais, elegantes e com uma inclinação para o oculto onde todos lhe pertencem. O poderoso e magnífico dragão do folclore mítico nunca cessa de encantar ou agitar a imaginação, por isso está presente em tantas culturas, adorado ou odiado Muitos reis e imperadores o adotaram como símbolo tanto no ocidente quanto no oriente.
Diz-se que, algumas de suas qualidades mágicas, ilusórias ou não, estão contidas naqueles que nascem sob o seu signo. O nativo de dragão é magnânimo, cheio de vitalidade e de força. A vida para ele é uma chama de cores. Egoísta, excêntrico, dogmático, terrivelmente exigente e pouco razoável, no entanto sempre com uma grande faixa de admiradores.
Nunca será difícil para você confiar num dragão. Ele demonstra apesar de tudo muita responsabilidade. Ele raramente tem dúvidas sobre o que é capaz de fazer. Com o seu natural espírito pioneiro, os seus feitos serão estupendamente bem sucedidos. Ele tem que atingir o limite máximo para poder olhar para ele próprio.
Nascido no Zodíàco Dragão : Auto confiança eo que não lhe falta. Alterna grandes sucessos com estrondosos fracassos. No amor difícilmente acerta no ínicio.
(serpente), Atributos Intelectuais, perspicazes, passionais e de vez em quando, temidos. As mulheres são conhecidas por seu cérebro e beleza. Tipos-serpente também gostam de dar a impressão de que sabem mais sobre um assunto do que pretendem divulgar, e enquanto um senso estrito de propriedade lhes previne de contar mentiras, não são contra fazer jogo duplo quando isso lhes interessa. Sua habilidade em colher informações sugere uma aptidão para pesquisa, detecção ou trabalho acadêmico, áreas que deverão satisfazer seu cérebro analítico. Atividades sociais ou domésticas geralmente precisam ser talhadas para levar em conta sua poderosa sensualidade.
Nascido no Zodíaco : Não confia nas pessoas, pois acredita que assim pode enriquecer financeiramente.
(cavalo), Atributos O cavalo adora a vida, tem muito "sex appeal", é charmoso, esperto, popular e bem-humorado. No lado sério, eles são esforçados, tenazes e leais. Tipos-cavalo são falastrões e gostam de conversar, embora nem sempre tenham idéias prontas.
As últimas notícias são sempre um bom movimento de abertura, e o cavalo é sempre perspicaz em ouvir a opinião das outras pessoas. Todavia, preconceitos longamente sedimentados são difíceis de desalojar.
O amor pelo convívio social permanece como a força mais importante na vida do cavalo, e qualquer que seja a carreira que ele escolha, ela idealmente envolverá ligações próximas com outros.
Nascido no Zodíaco : Prestativo e gentil, nem sempre é retribuido. Alegre, não se deixa abater por adversidades.
(carneiro), Atributos Com sua testa reforçada e chifres, o carneiro representa força e resistência. Ele é confiante, perseverante e protetor dos fracos. Como procura não julgar os outros, é confortável estar com o carneiro e sua prima, a cabra.
A natureza do carneiro é melhor percebida em seu talento artístico. Carneiros podem ser um tanto detalhistas, o que explica em muitos aspectos o porquê de suas naturezas criativas não serem totalmente exploradas. O carneiro pode envolver-se, profissional ou voluntariamente, em trabalho social de algum tipo, enquanto sua sensibilidade artística pode levar a uma carreira na música ou nas artes.
Nascido no Zodíaco : Gosta de se dedicar aos amigos. Chorão e cauteloso. Costuma ter uma velhice feliz.
(macaco), Atributos O macaco é inteligente, tem senso de humor e originalidade; prático, cumpre seus planos com sucesso. Também é curioso, observador, amigável e introvertido. Geralmente, são extremamente versáteis e podem se sair bem em praticamente qualquer coisa.
Todavia, o sucesso pode facilmente subir-lhes à cabeça, acentuando uma arrogância latente que freqüentemente afasta os amigos. Mas não demora muito para que o humor agradável e outras qualidades sociais dos macacos os tragam de volta. Macacos mais velhos e sábios são capazes de canalizar suas imaginações energéticas e férteis na solução de problemas extremamente complexos.
Nascido no Zodíaco : Curioso e sem papas na língua, cria amigos e inimigos com muita facilidade.
(galo), Atributos O galo cumpre suas tarefas conscienciosamente e quando se defronta com um adversário, combate bravamente. Sempre ocupado, aparentemente auto-focado, é sensível e atencioso com os amigos. O galo é alerta, unindo meticulosidade essencial com atenção precisa aos detalhes.
Os problemas começam quando muitos projetos são atribuídos a ele; inevitavelmente, o menos problemático acaba sendo posto de lado. Nos negócios ou relacionamentos pessoais, os membros mais quietos e reservados do círculo social ou familiar do galo podem acabar sendo negligenciados ou esquecidos.
Nascido no Zodíaco : Tem talento para contornar os problemas e se adaptar à situações. Ama o luxo e as extravagâncias.
(cão), Atributos Leal, confiável, compassivo, protetor e sempre pronto para ajudar. Fortemente defensivo no que diz respeito à família e amigos, não se segura quando vê pessoas sendo difamadas; mas, por vezes, a recusa em ouvir avisos quanto ao comportamento de crianças ou outros entes amados, pode levar a sérios problemas domésticos.
Está sempre pronto a ouvir as queixas alheias e tem sempre um ombro pronto para que chorem nele. Suas raras demonstrações de ira são quase sempre justificadas, mas erros são rapidamente esquecidos e ressentimentos só são mantidos contra aqueles fora do círculo íntimo da família e dos amigos.
Nascido no Zodíaco : Honesto e apegado às suas convicções. Teimoso e tem dificuldade em ceder.
(porco). Atributos São corajosos, independentes, temperamentais, não gostam de compromissos, solitários e têm poucos amigos, que conservarão por toda a vida. Possuem grande força interior e resistência. Nos negócios, são os finalizadores que dão os toques finais a um projeto, e neste aspecto, podem se tornar extremamente bem sucedidos financeiramente.
Por outro lado, são ingênuos e crédulos, tornando-se presa fácil de vigaristas. O porco está sempre cercado por uma aura de mistério. Naturalmente, exerce domínio sobre as outras pessoas, embora pouco fale e muito observe. Sua natureza desconfiada e arredia esconde emoções fortes.
Profissões que envolvem proteção, como enfermagem ou aconselhamento. Senão, a preocupação genuína do porco pelos outros se tornará evidente através de trabalho voluntário e uma boa vizinhança. Além disso personifica a paciência, é franco honesto, verdadeiro, leal e amoroso, embora as vezes preguiçoso.
Nascido no Zodíaco : Perseverante, pode ter sucesso em suas empreitadas se não for muito teimoso.

Animais referentes aos anos de 2014 à 2017.

Cavalo de 31 de janeiro de 2014 a 18 de fevereiro de 2015

Cabra de 19 de fevereiro de 2015 a 08 de fevereiro de 2016

Macaco de 9 de Fevereiro de 2016 a 28 de Janeiro de 2017

A lenda do Horóscopo Chinês
Hum ano para cada animal
Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais.
Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo; o Tigre; O Coelho; o Dragão; a Serpente ou Cobra; o Cavalo; a Cabra, Bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali.
Ao final da festa, os animais fizeram um juramento solene perante aos budas, de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio.
Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.


Prémio Nobel da Paz
Georges Charles Clement Ghislain Pire, mais conhecido como Dominique Pire, foi um religioso dominicano belga.
Sentindo bem jovem a vocação religiosa, entrou no Seminário em 1932 e fez os seus votos religiosos em 1932, tomando o nome de "Dominique Pire". Continuou estudando teologia e ciências sociais na Universidade Dominicana Angelicum de Roma. Doutorou-se em 1934 e foi para o Convento de La Sarthe, na cidade belga de Huy onde se dedicou a ajudar as famílias mais necessitadas.
Amigo da Paz e europeu
O padre dominicano belga Georges Pire foi rápido para se envolver em trabalho humanitário. No final de 1930, ele fundou uma organização de ajuda para as famílias pobres, e durante a Segunda Guerra Mundial, ele participou como capelão do exército no movimento de resistência anti-alemão. O Comitê Nobel focada especialmente em matéria de auxílios de Pire aos refugiados europeus.
Tendo em 1949 teve conhecimento das condições miseráveis ​​em campos de refugiados austríacos, ele decidiu vir em seu socorro. Pire organizou uma rede de patrocinadores que forneciam alimentos, roupas e remédios. Presentes permitiu-lhe construir um número de casas para idosos.
No decorrer da década de 1950, ele montou várias aldeias europeias de pequenas casas para os refugiados, e em 1957 ele fundou uma organização que empreendeu projetos de desenvolvimento em outras partes do mundo.
Um dos principais motivos de Pire era servir a causa do Europeu comunidade através do trabalho humanitário; mas o Comité Nobel anexado mais importância a seus esforços para "construir uma ponte sobre as ondas do colonialismo, anti-colonialismo, e do conflito racial".
1.959
Eventos :
Emancipação da Cidade de Diadema em 8 de Dezembro.
A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista de Cuba no dia 01 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderado pelo então revolucionário Fidel Castro .
O termo Revolução Cubana é genericamente utilizado como sinônimo do castrismo, governo autoritário, mas que em sua origem notabilizou-se pela implantação de uma série de programas assistencialistas sociais e econômicos, notadamente alfabetização e acesso a saúde universal.
O apoio soviético depois do movimento armado enfatizou seu caráter anticapitalista e também antiamericano para posteriormente alinhar o país com o chamado bloco socialista.
Prêmio Nobel da Paz
Em 1959, por seu trabalho com a Liga das Nações, as Nações Unidas, o seu compromisso de vida para a paz, o seu trabalho em favor dos refugiados de guerra, e seu vasto conhecimento do desarmamento, John Philip Noel-Baker foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Durante sua palestra Prêmio Nobel, ele falou sobre a ameaça representada pelas armas nucleares ea corrida armamentista. Ele declarou que a solução estava, e não em medidas parciais, mas em um programa abrangente e completa de desarmamento no âmbito das Nações Unidas. "O desarmamento é ... para todas as nações", afirmou, "o sistema mais seguro e mais viável de defesa."