aguia

Aguia é uma ave de rapina , geralmente de grande porte, carnívoras, de grande acuidade visual portanto, normalmente caçam durante o dia. Os peregrinos são uma exceção, caçando frequentemente ao anoitecer.
Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte. Existem diversas espécies de águias, as mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia-dourada-européia e águia-imperial-ibérica.
Suas principais presas são: coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes.
Tamanho físico também é bastante variável dentro deste grupo, com envergaduras que variam de 50 cm a 3 m.
Águias costumam ser utilizados como símbolos em vários contextos e culturas. A águia vive, em média, de 50 a 65 anos em cativeiro ; bem menos se estiver na Natureza.

“A Águia com seu perfil austero, olhar focado para frente, sem deixar de ver o que está ao seu lado, atinge sempre seus objetivos e metas”.
Águia Branco-atada

Águias de cauda branca são aves muito leais e companheiro para a vida. Eles são conhecidos por reutilização de ninhos, por vezes, por gerações. Um ninho na Islândia estava em uso há mais de 150 anos!
Com suas longas asas largas espalhando mais de 2,00 metros de comprimento, a águia de cauda branca é um pássaro excepcionalmente espectacular para observar. Há histórias sobre as águias de cauda branca que caçar veados ovas em grupos, embora geralmente sem sucesso.
Este pássaro fascinante tinha praticamente desaparecido na Europa. Programas de re-introdução intensiva para protegê-la resultaram em uma recuperação estável.